Como fazer para a amamentação dar certo? - Dra Ana Escobar
02/08/2018 15:00h

Como fazer para a amamentação dar certo?

A dica mais eficiente é a seguinte: deixe o bebê fazer a pega correta. Um bebê que não está encaixando a boca da maneira ideal para mamar, estará machucando o bico do seio da mãe. A pega correta não é difícil, mas em alguns casos precisa de uma orientação.

Siga este “passo-a-passo” e veja como é simples:
• O corpo do bebê deve estar inteiramente de frente para a mãe e
bem próximo (barriga do bebê encostando o corpo da mãe).
• Deixe o bebê alinhado, a cabeça e a coluna em linha reta, no mesmo eixo.
• A boca do bebê deve estar de frente para o bico do peito, para que ele possa abocanhar, ou seja, colocar a maior parte da aréola (área mais escura e arredondada do peito) dentro da boca.
• A mãe deve apoiar com o próprio braço e mão, o corpo e o “bumbum” do bebê, respectivamente, de modo que a cabeça do seu filho fique exatamente no angulo de 90 graus formado pelo seu braço e antebraço.
• O bebê precisa abocanhar a aréola toda, colocando toda a parte escura do seio dentro da boca. Se ele abocanhar apenas o biquinho do seio vai mamar mal e te machucar.
• Quando ele mama, seus lábios superior e inferior, devem estar evertidos, como boca de peixinho.

Duas dicas importantes:

1. Lá pelo 3o dia de vida, quando o peito estiver muito cheio, ao tentar pegar, o bebê pode te machucar. Para evitar, antes de amamentar, massageie e esprema a região da aréola para tirar um pouco de leite. Isto é para deixar a aréola mais macia e mais fácil para o bebê mamar.

2. Deixe que o próprio bebê pegue o peito. Deixe-o pegar com o BOCÃO.

A maioria das maternidades têm enfermeiras especializadas em amamentação. Por isso, enquanto estiver internada, peça para que ela te acompanhe em cada mamada, para que o bebê pegue da maneira correta e para que você aprenda direitinho para poder fazer sozinha depois!

Vai dar tudo certo!