/

Comer gelo faz mal?

Caloria zero! Sem adoçantes ou conservantes! Parece sorvete e não engorda! Por isso muita gente ADORA comer gelo. Ainda mais aquele gelo que ficou no final do copo do suco, que já está mais “molinho” e com um gostinho de fruta.

Mas fica sempre a dúvida: será que gelo faz mal?

Aqui vão algumas dicas:

1. Tente saber a procedência da água. Se você tiver certeza de que o gelo foi feito com água potável, tudo bem comer gelo. Aproveite. Se não tiver certeza, melhor não arriscar. Algumas bactérias podem ficar “escondidas” na água que virou gelo. Quando o gelo “derreter” e virar água de novo…pronto… você terá engolido germes que podem fazer mal.

2. O gelo é duro. Muito duro. Por isso, cuidado com os seus dentes. Dar uma “mordida” pode lesar seus dentes. E isso não é nada agradável, não é mesmo?

3. Gelo refresca. Mas algumas pessoas tem uma sensibilidade maior na região da garganta e ficam mais suscetíveis à inflamação. Em compensação, outros podem tomar o “geladinho” sem nenhum problema. O importante é saber em qual grupo você está.

Tome os devidos cuidados e aproveite o gelo, sem entrar numa “fria”!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.