25/03/2019 09:05h

Caxumba pega pelo ar?

A caxumba é uma doença transmitida por um vírus. Este vírus atinge uma ou as duas de nossas glândulas salivares, as parótidas, que ficam na região do queixo, uma de cada lado, fazendo uma inflamação. Por isso a caxumba também é conhecida como “parotidite”.
Como acontece a transmissão?
Uma pessoa contaminada elimina os vírus na saliva. A saliva, portanto, é o meio de contágio. Ao falar, estes vírus podem “pegar carona” em microgotículas de saliva que ficam no ar em dispersão. Se uma pessoa susceptível está por perto, estes vírus podem entrar no seu organismo e, dependendo da situação imunológica, esta pessoa desenvolve ou não a caxumba.
Portanto, pega-se caxumba por meio de gotículas de saliva recém eliminadas por uma pessoa contaminada e dispersas por alguns segundos pelo ar.
Importante lembrar que a primeira dose da vacina contra a caxumba deve ser dada nas crianças com 1 ano de idade. Faz parte de uma vacina chamada SCR ( sarampo, caxumba e rubéola). Confira se seu filho pequeno a recebeu. Há também uma dose de reforço que deve ser dada ao redor de 18 meses. Duas doses, portanto, são essenciais para garantir uma imunidade mais completa.
Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar