Cuidados em caso de queda com trauma na cabeça
10/10/2018 14:40h

Cuidados em caso de queda com trauma na cabeça

Após a pancada ou trauma na cabeça, a criança deve ficar em observação por até 48 horas. Caso surja um galo na cabeça coloque uma compressa fria. Se ela vomitar ou ficar sonolenta vá imediatamente ao pronto-socorro. A sonolência e o vômito são sinais clínicos que indicam algum vaso sanguíneo se rompeu, causando uma hemorragia interna.

Se ao contrário, a criança não vomitar nem ficar sonolenta e estiver bem disposta, comendo sem nenhum problema, observe por 48 horas em casa mesmo.

É comum as crianças caírem e sofrerem um trauma na cabeça, um pouco antes de ir para a cama e portanto já estão naturalmente sonolentas. Muitos pais e cuidadores ficam sem saber se podem deixar a criança dormir. A resposta é sim, podem! A cada três horas é importante checar se ela respira calmamente e sem vômitos, se ao ser chamada reage resmungando, o que indica que ela está consciente. Neste caso, deixe-a dormir e continue a observação no dia seguinte.

Mas se a criança não demonstrar estar consciente, tiver vômito e dificuldade de acordar vá ao pronto atendimento imediatamente.