01/04/2019 20:05h

Carteira de vacinação

Carteira de vacinação – é dada na maternidade, quando o recém nascido recebe duas vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação: a BCG, contra tuberculose e a vacina da Hepatite B. Ao longo do primeiro ano de vida serão feitas muitas vacinas e todas são muito importantes para a saúde da criança.

É fundamental manter a carteira de vacinação em dia. Isto impede de contrair muitas doenças que até bem pouco tempo matavam milhares e milhares de crianças e que hoje são evitáveis graças ao calendário vacinal. Muitas precisam de reforço depois de algum tempo, por isto é importante observar o cartão de vacinas e reaplicar as doses conforme indicado.

As vacinas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e determinadas pelo Ministério da Saúde oferecem uma boa cobertura, são de boa qualidade e levam em conta inclusive especificidades regionais, como é o caso da vacina contra febre amarela que é oferecida em alguns estados e em outros não. Na rede privada há algumas diferenças, consulte seu pediatra para fazer a melhor escolha.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)