Até que idade é "normal" - Dra. Ana Escobar
03/10/2018 08:45h

Até que idade é “normal” as crianças tomarem leite de madrugada?  

Enquanto os bebês são recém nascidos, ouvir aquele chorinho de madrugada é comum e até esperado. As mamães se levantam e alimentam seus pequenos, sabendo que é assim mesmo e faz parte desta fase. Tudo certo.

Porém, conforme os meses vão se passando, os bebês vão se organizando. Ao redor de 1 ano, muitos já conseguem dormir a noite inteira. Mamam uma vez e vão até o dia seguinte. Outros, porém, não conseguem.
Há os que acordam uma vez só, mamam e dormem. Até ai, tudo bem. Dá para aguardar mais um pouco, até mais ou menos 2 anos de idade. Isso mesmo. Nesta situação recomenda-se que os pais deem o leite antes deles irem para a cama, o mais tarde possível, para ver se o pequeno passa a madrugada toda dormindo.
Porém, nem sempre é fácil assim. Alguns insistem em acordar mais de uma vez. Não é fome. Querem a presença de um dos pais, por variadas razões. Pais exaustos se revezam na ida ao quarto para colocar a chupeta e acalmar o pequeno, antes que ele desperte para valer e comece um choro difícil de controlar. Não adianta dar o leite, pois ele não quer. Esta é uma situação que pede uma conversa com o pediatra, para tentar entender as causas que o fazem despertar. Podem ser várias. Isso é importante para que se possa agir corretamente, e a família volte e dormir bem. E sonhar em paz.