/

Até quando é “normal” ter fimose?

Antes de tudo: fimose pode ser chamada de “normal”?

Pois é. A grande maioria dos meninos nasce com a pele que recobre a glande bem fechada. Isso é o que chamamos de fimose.

Aos pouquinhos essa pele vai “cedendo” e a glande vai se expondo. Bem devagar.  Nunca devemos forçar. Esse é um processo que deve acontecer de forma bem natural.

Por volta dos dois anos de idade, a glande deve estar totalmente exposta. Isso é muito importante, pois facilita a higienização e impede, consequentemente, que agentes infecciosos como bactérias, por exemplo, entrem pelas vias urinárias causando infecção nos meninos.

Por isso, é essencial que pais e cuidadores orientem os pequenos, no banho, todos os dias, a expor a glande e lavar adequadamente.

Se a glande não estiver totalmente exposta até os 2 anos de idade, convém conversar com o pediatra para ver qual a melhor orientação para seu filho. Muitos meninos tem a glande parcialmente aberta. Cada caso é um caso e a conduta que serve para um não necessariamente pode ser útil para outro.

Portanto, se seu filho de 2 a 3 anos ainda não está com a abertura completa e exposição total da glande, e por isso não está se higienizando adequadamente, vale uma consulta com seu pediatra para esclarecimentos e orientações.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.