Animais de estimação fazem bem para as crianças pequenas? - Dra Ana Escobar
30/06/2018 09:50h

Animais de estimação fazem bem para as crianças pequenas?

Quais são os cuidados que devemos ter?

Quem tem um animal de estimação sabe o prazer que dá voltar para casa, depois de um dia cansativo de trabalho e encontrar o bichinho lá, te esperando, demonstrando felicidade ao te ver. Cada um do seu jeito: abanando o rabo, correndo pela casa, pulando, latindo ou oferecendo aquele aconchego quentinho que os gatos adoram dar.

Quem gosta de animais e ainda não os tem, aconselho urgentemente arrumar um. De verdade!! Animais de estimação fazem, de fato, bem à saúde. Em todas as idades. Principalmente para crianças, inclusive as pequenas,  e idosos.

O convívio diário com animais é uma troca de emoções, de carinho e de afeto, significativa para os dois lados. Estudos científicos apontam que cuidar amorosamente dos bichinhos aumenta nossos neurotransmissores e hormônios do bem estar e ainda diminui os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse. Por isso é que muitas pessoas se acalmam quando brincam com os animais.

Tudo isso exerce, inclusive, uma ação antidepressiva. Outros bons efeitos de estar em companhia dos nossos animais: a pressão arterial pode abaixar, a frequência cardíaca desacelera, damos risadas, liberamos endorfinas que nos fazem bem e os levamos para passear, o que nos distrai e exercita.

Por isso tudo, muitos animais visitam pacientes em hospitais. O nível de estresse diminui consideravelmente o que facilita a recuperação e ainda fortalece o sistema imunológico.

São esses animaizinhos que, com sua inocência e “irracionalidade” nos ensinam a ser mais humanos. Mostrando que carinho, afeto e amor podem ser incondicionais.