/

A partir de qual idade as crianças podem comer frutas ácidas?

Quem já não colocou um abacaxi amargo na boca e fez uma careta? Ou uma laranja amarga? Se para nós já é difícil comer frutas ácidas, especialmente quando estão muito amargas, imagine então para bebês pequenos, que estão conhecendo novos alimentos.

O leite tem um sabor docinho e colocar uma fruta ácida na boca pode não ser a melhor opção para criar o hábito de comer frutas. Fora isso, a acidez pode promover o crescimento do conhecido “sapinho” na boca dos pequenos, que é um fungo que gosta de ambientes ácidos, úmidos e quentes.

Por isso, bebês com mais de 6 meses até podem ingerir todos os tipos de frutas, inclusive as ácidas, mas não é o mais indicado e recomendado. A não ser que se encontre um abacaxi gostoso ou um morango sem agrotóxicos  bem docinho.

A partir de 1 ano de idade, depois que já experimentaram muitos tipos de alimentos, o paladar fica mais “preparado” para tolerar um gosto mais “amargo”.

Mas vale o bom senso: se podemos dar uma fruta docinha e mais gostosa para nossos pequenos, por que não? Evitar “amarguras” para todos os que nos cercam é uma boa ideia, não é mesmo?

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.