29/08/2018 08:22h

A importância do sono nesta fase da gravidez!

A maioria das mulheres tem bastante dificuldade para dormir durante a gravidez. E essa dificuldade vai aumentando gradativamente à medida em que a chegada do bebê se aproxima.

O grande problema é que quem não dorme bem, fica mais cansado, irritado, com dificuldade de concentração e de tomar decisões. E o desconforto físico do final da gravidez pode ser realmente intenso, atrapalhando o sono. Mas não é só isso. Muitas mulheres, mesmo sem querer, ficam em estado de alerta devido às incertezas em relação ao parto, ao bebê e à vida nova que vem pela frente. E isso atrapalha muito o descanso. Nada fácil, não é mesmo? Por isso aqui vão algumas dicas:

1- Arranje uma posição confortável para dormir. A barriga agora pode estar grande demais para que você consiga se deitar de um jeito gostoso.

Experimente dormir de lado (sobre o lado esquerdo ou direito), com um travesseiro entre as pernas, um atrás das costas e outro ainda embaixo da barriga, além do da cabeça. Se nem isso adiantar (ou se a solução for impraticável, por não deixar espaço na cama para seu companheiro), você pode tentar dormir numa poltrona super confortável. Pode também imitar a forma de uma poltrona com os travesseiros, na própria cama. Isso mesmo. A posição semi-sentada pode parecer estranha, mas às vezes é a mais confortável nas últimas semanas da gravidez Além disso, pode ajudar a amenizar a azia.

2- Faça xixi antes de dormir . Você se lembra do comecinho da gravidez, quando parecia que passava pelo menos metade do seu dia indo ao banheiro fazer xixi? Pois é, aqueles tempos voltaram. Desta vez o responsável é o seu bebê, que está ficando grandão e por isso pressiona sua bexiga. Você pode tentar reduzir o número de idas noturnas ao banheiro procurando esvaziar totalmente a bexiga quando urinar à noite. Para conseguir isso, incline-se para a frente no vaso sanitário. É uma boa dica.

3- Faça exercícios . Exercite-se durante o dia. Faça caminhada, natação, hidroginástica ou outro exercício, idealmente com a orientação correta para gestantes. O exercício ajuda a aprofundar o sono. Isso é muito importante nesta fase da gestação, quando o sono fica leve e o menor barulho te desperta.

4. Leia um livro ou pratique a meditação. Antes dormir, distraia-se dos assuntos que te preocupam. Mudar de assunto lendo um livro ou meditando, acalma a mente e ajuda a encontrar dentro de você um lugar de tranquilidade e confiança.

Bons sonhos!

Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.
Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

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