02/04/2019 17:08h

Três remédios caseiros contra resfriados

1. Se você estiver com tosse, faça um leite queimado

Simples assim: coloque 1 colher de sopa de açúcar em uma panela para esquentar. O açúcar vai ficando cor de caramelo. Quando isso acontecer, adicione 1 copo de leite. Deixe esquentar e retire do fogo. Beba e aproveite. Esta receita ajuda bastante a controlar aquela tosse seca e irritativa.

2. Beber líquidos é fundamental quando estamos com gripe

Então vamos aproveitar e tomar também um pouquinho de vitamina C. Faça uma limonada bem forte, conhecida como limonada suíça: lave 3 limões inteiros, corte cada um em 4 pedaços (com a casca) e bata no liquidificador. Adicione água e adoce à vontade. Beba imediatamente após o preparo porque se guardar, amarga. Você pode tomar um copo todos os dias. Hidrata e faz bem.

3. Se você está com dor de garganta pode fazer uma compressa com água e álcool

Da seguinte maneira: misture meio copo de água com meio copo de álcool. Embeba uns chumaços de algodão com esta mistura. Depois “ embrulhe” os chumaços molhados de água e álcool em um lenço e o enrole ao redor do seu pescoço. Depois de um tempinho vai esquentar. Este calor local dá uma sensação de alívio e conforto na garganta.

Lembre-se sempre: se você está com sintomas de uma gripe com febre, dores pelo corpo, moleza, tosse forte, procure um médico que vai orientar sua medicação correta.

Remédios caseiros ajudam, mas não fazem milagres!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar