14/05/2019 17:57h

Três razões para seu filho NÃO usar andador

Conheça três razões para seu filho NÃO usar andador:

1. Perigo de acidentes. O andador permite que a criança se movimente com muita velocidade, até 1 metro por segundo!!! Isso pode ser muito perigoso, pois basta um pequeno objeto no chão para travar uma das rodinhas, brecar e fazer a criança cair. Mais importante: normalmente a cabeça é que bate no chão primeiro, causando um trauma crânio encefálico que pode ser muito grave.

2. Não permite o desenvolvimento adequado de músculos e tendões. Crianças que ficam nos andadores tradicionais conseguem deslizar pelo ambiente com um toque rápido da ponta dos pés no chão. Este posicionamento no andador impossibilita o desenvolvimento e a correta estruturação de músculos e tendões que só se desenvolvem a partir do momento que a criança anda.

3. Não ensina e pior: retarda o desenvolvimento da marcha. Está provado que os bebês que usam o andador andam mais tarde. Ao contrário do que muitos podem achar, o andador não faz a criança andar mais rápido. Ao contrário!! Retarda!! Exatamente porque impede que músculos e tendões se formem de maneira estruturada e correta. E esta estruturação só é possível com os movimentos naturais de aprendizado dos primeiros passos.

Ensine seu filho a dar os passos certos na vida. Sempre!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)