02/04/2019 02:22h

Três dicas para as três fases da vida de todas as mulheres

O período menstrual delimita três importantes momentos da vida da mulher. Por isso aqui vão três dicas, para cada um das fases da vida da mulher.

1. Antes da primeira menstruação. Para vocês, meninas, minha principal dica: TENHAM MUITAS AMIGAS. Divirtam-se muito umas com as outras. Falem muito. Mas muito mesmo. Brinquem bastante! Explorem o universo das meninas, façam planos, sonhem e imaginem tudo o que quiserem. Amigas de infância são para toda a vida.

2. Durante a fase de menstruações mensais. Moças, mães, mulheres. Esta fase importante é única na vida das mulheres. Neste momento temos a capacidade de gerar no próprio ventre um filho, que dará continuidade à mágica da vida. Para esta etapa, minha dica é: CUIDE BEM DE VOCÊ, PARA QUE VOCÊ POSSA CUIDAR DOS OUTROS. Para isso, o principal é estar bem com você mesma. Aí fica mais fácil estar bem também no trabalho, em casa e com a família.

3. Depois da última menstruação da vida: menopausa. Nesta fase o corpo pode estar um pouco mais cansado e naturalmente mais “combalido” depois de tantos anos cuidando de tantas pessoas e tantos afazeres domésticos e/ou profissionais. Mas garanto para vocês que é a melhor fase da vida. Sabem por quê? Porque tudo o que passamos faz da mulher uma fortaleza. Amadurecemos. Somos mais tranquilas, não temos TPM (só uns calores…) e adquirimos mais clareza de pensamentos. Por isso minha dica para esta fase é: EXERCITE A TOLERÂNCIA. Seja tolerante com você mesma, com seu corpo e com os outros. A vida fica muito mais fácil.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar