13/12/2018 10:00h

Três dicas para quando seu filho começar com diarreia.

Diarreia no verão é muito comum. Se o seu filho começar com evacuações mais amolecidas, ou mais líquidas, veja o quê você pode fazer para ajudar. Vamos às dicas:

  1. Preste atenção aos sinais de alerta: presença concomitante de vômitos, febre, recusa de água ou alimentos e diarreia muito líquida, várias vezes ao dia. Nestes casos procure o Pronto Socorro para saber se seu filho está com desidratação e para receber as orientações médicas.
  1. Comece com soro de reidratação oral. É distribuído gratuitamente nas unidades de saúde ou vendido nas farmácias. Dê aos poucos, de gole em gole, de preferencia de colher, para ir mais devagarinho. Vá dando o soro várias vezes ao dia, principalmente depois que a criança evacuar. Não existe um volume específico para cada um. Por isso ofereça com frequência. Pode dar também sucos naturais, água, chás ou água de coco, por exemplo. Aumente para valer a quantidade de líquidos oferecidos.
  1. Alimente seu filho normalmente. Mas naturalmente dê preferencia a produtos fresquinhos e de fácil digestão. Sem frituras e guloseimas, claro. Um macarrão com franguinho grelhado ou uma sopinha de legumes são ótimas pedidas. Iogurte também pode. Frutas à vontade. Pode dar as de que seu filho mais gosta.

Se os sintomas forem muito intensos e seu pequeno não conseguir tomar líquidos, soro nem se alimentar, não hesite em leva-lo ao PS. Diarreia é coisa séria para as crianças!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)