/

Três dicas para os pais das crianças que não estão comendo bem.

Até 1 ano de idade geralmente os bebês comem bem. Raspam o pratinho de sopa ou de comidinha amassada. Porém…depois desta idade, quando começam a andar, o interesse pela comida diminui bastante. O espaço ao seu redor e o mundo que o cerca tem um interesse muito maior. Muitos passam a comer menos. Isso é suficiente para pais se desesperarem.

Muita calma nesta hora! É muito comum que as crianças ao redor de 1 ano diminuam a quantidade de comida e fiquem mais seletivas. O quê fazer? Vamos às três dicas:

  1. Vejam o ganho de peso e de estatura do seu filho nas consultas de rotina com o pediatra. Está tudo bem? Mesmo comendo menos o peso está adequado, seguindo a curva certinho? Então, fiquem tranquilos: a quantidade que seu filho está comendo está suficiente para ele.
  1. Observem a energia do seu filho para as atividades cotidianas. Seus pequenos estão com disposição e energia para as brincadeiras e atividades? Andam, correm, brincam, estão alegres e felizes? Se a resposta for sim, relaxem, pois ninguém fica com disposição e alegria se está passando fome ou se tem algum problema de saúde.
  1. Seus filhos estão com a saúde em ordem? Apresentam infecções de repetição ou quaisquer outras situações que exijam visitas constantes ao pediatra? Se estiver tudo bem, relaxem. Se houver quaisquer situações que os estejam preocupando, conversem claramente com o pediatra.
Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.