/

Três dicas para dor de cabeça:

1. Descubra a causa da sua dor de cabeça. Diferentes doenças podem ter como mesmo sintoma, a dor de cabeça. Desde infecções comuns como uma gripe ou sinusite, por exemplo, até outras mais complexas como meningite ou encefalite. Enxaqueca, desencadeada por diferentes fatores, também causa dor de cabeça. E não é para apavorar, mas sabia que até tumores podem dar dor de cabeça? Por isso, toda dor de cabeça, especialmente se acompanhada de outros sintomas, como enjoo, vômitos ou alterações visuais, deve ser investigada. Só descobrindo a causa é que se pode indicar o tratamento correto.

2. Previna a sua dor de cabeça. Muitas causas de dor podem ser prevenidas ou atenuadas tomando rapidamente a atitude correta. Por exemplo, uma enxaqueca desencadeada por café ou chocolate. A solução é simples: evitá-los. Outras formas de enxaqueca podem ser atenuadas com a medicação apropriada. Não espere a dor ficar insuportável para se medicar. Por isso é importante já ter, previamente, a orientação do seu médico.

3. Respeite a dor: medique-se e faça repouso até melhorar. Não queira bancar o super homem ou a super mulher. Respeite a dor de cabeça e faça o repouso que for necessário até que melhore ou que a medicação faça efeito. Com dor de cabeça é difícil pensar, raciocinar, conversar ou agir com harmonia. Dor é sinal de irritação e você pode dizer ou fazer coisas das quais se arrependerá mais tarde.

Entender as razões da dor de cabeça é o primeiro passo para resolvê-la! Saúde!!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.