Razões para parar de fumar na gravidez.
07/01/2019 14:46h

Vamos relembrar as razões para parar de fumar na gravidez.

Se você não fuma, mas alguém em casa fuma, muito cuidado. Ser fumante passiva significa estar exposta aos mesmos riscos.

Se nem você nem ninguém em casa fumam, ótimo. Leia e ajude quem fuma com argumentos importantes.

A maioria das pessoas sabe que fumar durante a gravidez é prejudicial para a mãe e para o bebê. Mas talvez você não saiba quais são os riscos específicos.

Fumar na gravidez afeta o crescimento do bebê no útero. Aumenta a chance dele nascer antes da hora e com o peso abaixo do normal. Um bebê que nasce com baixo peso tem maiores riscos de ter infecções, pode ter dificuldade de respirar durante e após o parto e pode ter mais problemas de saúde e de atraso de desenvolvimento em geral.

Portanto, para todos em casa, esse é um ótimo momento para parar de fumar! Esta atitude reduz o risco de aborto, de óbito fetal e, depois de nascido, risco de morte súbita e de doenças crônicas como asma, por exemplo.

Se parar de fumar não te parece uma tarefa fácil, lembre-se de que você não precisa fazer isso sozinha. Peça ajuda para o seu médico e ele poderá te indicar um especialista, que pode ser um clinico geral ou psiquiatra. Há muitos métodos eficazes e que podem ajudar.

Fomos feitos para respirar ar puro e não para soltar fumaça cheia de poluentes.