16/12/2018 17:33h

Quatro dicas para seu filho dormir bem neste calor!

Não é nada fácil dormir neste verão de dias e noites quentes. Adultos, crianças e pequenos bebês ficam incomodados com o calor. Isso porque, para dormir bem, precisamos todos diminuir um pouco a temperatura do corpo. Nas noites quentes, fica difícil. Resultado: o sono fica cortado, superficial e não parece suficiente. No dia seguinte, nos sentimos mais cansados.

Bebês e crianças pequenas passam pelo mesmo processo. Vamos então ver 4 dicas que podem ajudar a dormir melhor.

  1. Banho refrescante: antes de dormir, vale um banho para refrescar. Não precisa ser frio, nem deve ser quente. Morno para frio, para ajudar o corpo a “esfriar” um pouco. Curta esse banho com seu filho. Deixe-o na água da banheirinha o tempo suficiente para seu corpinho relaxar. Cante ou conte uma história, com voz calma e tranquila, sem o estimular muito para não o despertar demais.
  1. Roupas: depois do banho refrescante, coloque nos pequenos uma roupinha bem fresquinha, de preferência solta, larga e nada apertada, clarinha, que permita a entrada de ar para refrescar a pele.
  1. Quarto: areje bem o quarto antes de colocar seu filho para dormir. Estamos em época de mosquitos e do Aedes que traz a  dengue, chicungunya e o zika vírus. Por isso, coloque telas protetoras nas janelas. Assim dá para arejar sem deixar nenhum mosquito entrar. Mosquiteiros no berço são essenciais e uma precaução importante a mais.
  1. Ventilador ou ar condicionado: pode? Pode sim. Desde que algumas regrinhas básicas sejam cumpridas:

– Ventilador: pode ficar ligado, mas direcionado para uma parede. Nunca deixe o ar direto no bebê.

– Ar condicionado: também nunca deixe o ar direto em cima do bebê. Além disso, não esfrie demais o quarto. Uma temperatura em torno de 23-24 graus é suficiente para uma noite de sono mais tranquila. Lembre-se de colocar uma bacia de água para evitar o ressecamento do ambiente.

Estas dicas valem para os bebês, e para vocês, mamães,  também!

Tenham sonhos fresquinhos e relaxantes!

 

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)