O verão chegou: Como melhorar o bem estar das gestantes?
24/07/2015 15:24h

Está aí o calor do verão que chegou com tudo. Como melhorar o bem estar das futuras mamães?

O excesso de calor é desconfortável para todos, mas para a grávida pode ser ainda pior: pés inchados, quedas de pressão, aparecimento de manchas castanhas no rosto. Vamos melhorar tudo isso? Veja as 5 dicas mais relevantes:

1. Carregue uma garrafinha de água para onde for: consumir líquidos no verão é uma recomendação geral, mas ganha importância ainda maior no caso de vocês, gestantes. Vocês precisam de água para repor o que se perde na transpiração e também para a manutenção do líquido amniótico, que é a água que fica dentro da bolsa. Lembre-se que a bolsa é uma espécie de aquário em que o seu bebê fica, como um peixinho!!!! Não pode faltar água, não é mesmo? Além disso, quando vocês tomam água, aumentam o volume de líquido no corpo. Com isso a pressão arterial se equilibra melhor, especialmente para evitar a sensação de tontura típica da queda de pressão.

2. Use protetor solar: Devido às inúmeras mudanças hormonais ocorridas durante a gestação, a melanina, que pigmenta pele e cabelos, pode ficar super estimulada e formar aquelas desconfortáveis e nada benvindas manchas escuras. Por isso, o cuidado com a pele neste período deve ser redobrado. Faça uso diário de filtro solar com FPS 30, no mínimo, e não se exponha ao sol entre 10h e 16h. Tais manchas são permanentes e, algumas delas, difíceis de sair mesmo com tratamentos dermatológicos. Por isso, fique atenta: a melhor atitude é a prevenção.

3. Pratique exercícios: Além de melhorar a sua disposição, a prática de exercícios físicos estimula a circulação, evitando, assim, a sensação de inchaço, que é comum principalmente nas pernas e pés. Prefira atividades na água para que seu peso não a deixe sobrecarregada e para diminuir ao máximo o impacto dos movimentos. Lembre-se, porém, que o melhor exercício deve ser aquele com o qual você se sente confortável. Se houver dor, falta de ar ou cansaço excessivo, informe imediatamente seu médico.

4. Experimente a drenagem linfática. Nem sempre a prática regular de exercícios é suficiente para aliviar a sensação de inchaço típica da gestação e intensificada pelo verão. Nesses casos, a drenagem linfática faz toda a diferença. Além de relaxar, drena o líquido acumulado nas pernas e coxas. IMPORTANTE: procure um profissional qualificado para realizar este procedimento em gestantes.

5. Prefira banhos e lugares frios. O calor promove a dilatação dos vasos sanguíneos, o que diminui a pressão arterial e favorece a estagnação do sangue nos membros inferiores. Por isso, evitem lugares quentes e de grande aglomeração. Além disso, os banhos quentes dilatam ainda mais os vasos do corpo. Se, mesmo tomando todos os cuidados, você sentir tontura, deve se sentar no chão imediatamente para não correr o risco de cair e machucar o bebê.

Terminem o ano bem e comecem o próximo melhor ainda.

Cuidem-se, muita saúde e boa virada!