29/04/2019 19:13h

Três dicas para parar de soluçar:

Soluçar um pouco, por alguns minutos, é absolutamente normal e consegue ser revertido com algumas manobras caserias para parar de soluçar. Acompanhe:

1. Tome água em goles grandes e bem devagar. Esta é a orientação mais tradicional e funciona desde que a água seja engolida com calma e em harmonia com a respiração. Quando associamos as duas coisas, a respiração naturalmente para por alguns segundos. A deglutição e a respiração em sincronia induzem o diafragma a mudar de ritmo e parar o soluço.

2. Prenda a respiração o tempo que aguentar. De preferência tape o nariz com os dedos, feche bem a boca e faça força como se quisesse mandar o ar para fora. Este movimento expiratório forçado pode ajudar o diafragma a mudar seu ritmo.

3. Coloque uma colher de sopa não muito cheia de açúcar na boca, mastigue com calma e engula devagar. O gosto doce desperta uma sensação de prazer que, aliado à respiração mais lenta por conta do açúcar na boca pode ajudar o diafragma a voltar ao seu ritmo normal.

Soluço tem solução!

Siga essas dicas para parar de soluçar!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar