/

Três dicas para cuidar dos olhos, nariz e boca nos dias secos ou muito frios:

1. Olhos

Com frequência ficam vermelhos e inflamados nos dias muito secos. O problema é que a inflamação da conjuntiva – que é a parte branca do olho – pode favorecer a entrada de bactérias, que produzem uma secreção amarelada, característica de conjuntivite bacteriana. Para evitar isso, é preciso ter a rotina de lavar os olhos todos os dias, com solução fisiológica, pelo menos duas vezes: no meio e ao final do dia.

2. Nariz

Umidifica, aquece e contribui para a “purificação” do ar que respiramos. Por isso deve estar sempre limpo. Aproveite o momento do banho para fazer uma boa higiene no nariz. Ao longo do dia, ande com lenços de papel e assoe sempre que necessário. Evite inspirar as secreções. Lave seu nariz com soro fisiológico pelo menos 3 vezes ao dia. A limpeza diária hidrata a mucosa internamente o que diminui as possibilidades de sangrar pelo nariz, algo muito comuns nos dias secos, especialmente em pessoas alérgicas ou com rinite.

3. Boca

O frio e o ar seco podem produzir aquilo que conhecemos como “boca queimada”, um machucado que surge geralmente na parte superior dos lábios. Para protegê-los, passe um creme hidratante ou um protetor de lábios em forma de bastão. Batons podem ajudar as mulheres. Use-os diariamente nos dias mais frios!

E a dica universal: tome muita água! Principalmente nos dias secos. Hidrata o organismo e purifica a vida!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.