Dicas para as grávidas durante a CEIA de Natal: - Dra Ana Escobar
12/12/2018 13:00h

Dicas para as grávidas durante a CEIA de Natal:

Esse Natal vai ser ainda mais especial! Você está grávida! O coração de seu filho bate ao som das músicas natalinas que celebram, também, um nascimento e renovação das esperanças.

Entretanto, estar grávida nesta época requer alguns cuidados mais que especiais! A gestante deve evitar excesso de alimentos gordurosos e muito salgados durante a CEIA de Natal. Eles aumentam a pressão arterial, incham e pioram sintomas gástricos, como a azia ou queimação e…mais desconfortável ainda… engordam!

Mas dá para aproveitar muito bem! Sem correr riscos e sem passar vontade!

Para curtir tranquilamente a data com a família, basta fazer algumas trocas simples durante a CEIA de Natal. Veja como é fácil:

– Em vez de beliscar queijos fortes antes do jantar, fique com as castanhas e nozes, que são ricas em gorduras boas. Elas podem ser acompanhadas por cenourinhas ou frutas secas.

– Quanto às carnes, prefira as magras. Você não precisa comer o leitão nem o presunto. Sirva-se de peru, que é uma ave de carne magra. Se for o caso, coma um pedacinho do presunto, só para matar a vontade! Lembre-se que a carne deve ser sempre bem passada para evitar qualquer tipo de contaminação por bactérias. Retire a pele das aves e as gordurinhas laterais da carne vermelha.

– Você se lembra que a farofa é pura manteiga? Troque o acompanhamento por alguns tomatinhos temperados ou outra coisa leve. Salada de batata e arroz no mesmo prato é muito carboidrato. Escolha um deles ou apenas uma colher de sopa de cada.

– Na hora da sobremesa, o ideal é investir nas frutas da estação e deixar de lado os doces mais pesados, como pavês, tortas e mousses. E a rabanada? É pão com açúcar frito! Coma no máximo uma, para matar a vontade!

Divirta-se e cuide-se! Com certeza você certamente vai se sentir melhor depois!