Dica para combater o mau humor e a insônia “sem explicação”
12/12/2018 17:34h

Dica para combater o mau humor, a insônia e os choros “sem explicação”.

A gravidez é um período emocional da vida.

Mesmo querendo muito engravidar, você agora pode estar se percebendo mais preocupada do que esperava. Outras gestantes, por outro lado, podem estar se sentindo nas nuvens, como se todos os outros problemas tivessem ficado pequenos. Não conseguem parar de sorrir.

Mais interessante: tudo isso pode estar acontecendo na mesma pessoa, em tempos diversos! Fique tranquila! Na gravidez, tudo isso é normal!

Mesmo que você não seja o tipo de pessoa que chora, pode se pegar chorando até em propaganda de margarina!

Há quem fique tensa, irritada ou mau humorada. Pode ser bastante difícil para os que as amam se aproximarem delas. A questão é que, além da influencia dos hormônios, a gravidez é um momento de muitas mudanças emocionais dinâmicas.

Algumas mulheres têm mais consciência disso do que outras. Mas acontece com todo mundo: deixar de ser filha e virar mãe, medo de não conseguir mais se dedicar ao trabalho, ficar mais dependente do marido, medo do marido perder o interesse por você ou de não ser um bom pai e você ter que fazer todo o trabalho sozinha. Todas estas fantasias surgem na cabeça das futuras mães, rondando esse momento de tanta mudança.

Outros medos também surgem: de ficar gorda e feia e não ser mais digna de amor, medo de não amar o bebê, medo do bebê ter algum problema… e tantas outras preocupações surgem para povoar e colonizar os pensamentos. Muitas sem o menor fundamento. Mas são medos. E para quem os tem, são reais.

O quê fazer? Não é preciso contar para ninguém: assuma para você mesma um medo desses, que racionalmente parece bobo. A chance dele sumir e parar de te deixar com mau humor, insônia ou chorando “sem explicação” é enorme! Esses receios são ruídos inconscientes. Quando são trazidos para a consciência e elaborados silenciam rapidamente! Experimente e descubra sua própria fantasia ruidosa, que racionalmente vai te parecer absurda, e veja os efeitos!

Encare seus medos de frente. É a melhor forma de enfrenta-los. E vencê-los.