/

Três dicas para evitar sinusite

A sinusite, inflamação dos seios da face, é muito prejudicial, já que gera dores de cabeça, febre e uma tosse única noturna.

 

Sabendo disso e de como é ruim conviver com ela, a Dra. Ana Escobar listou 3 dicas de como evitar sinusite. Confira abaixo:

Dica 1

Se sentir o nariz congestionado e com secreção, JAMAIS dê aquela inspirada profunda para fazer a secreção “subir” em vez de sair. Sabe o que acontece? A secreção sobe mesmo e se acumula na região do rosto que chamamos de “seios da face”. Pronto! Assim começa sua sinusite. Portanto, aqui vai uma dica importantíssima: ande sempre com lencinhos de papel e toda vez que precisar, assoe o nariz com vontade. Para fora! Sempre para fora!

Dica 2

Lave o nariz com soro fisiológico pelo menos 2 vezes ao dia. Atenção: lavar significa espirrar soro com vigor para limpar o nariz de todas as secreções. Imagine que você tem que lavar uma sala sem poder entrar lá dentro. Você fica na porta e joga água prá valer, não é mesmo? Faça a mesma coisa no seu nariz. Depois assoe. Veja o alivio que dá!

Dica 3

Beba mais água que o habitual. Nesta época mais fria, é normal que a sede diminua um pouco. Por isso fique atento e crie o hábito de beber água mesmo sem sede. A hidratação ajuda muito a fluidificar as secreções, facilitando que elas saiam em vez de se acumular, o que é fundamental para evitar a sinusite.

Gostou dessas dicas de como prevenir sinusite? Lembre-se, essa é sempre a melhor opção! Além disso, confira outros artigos da Dra. Ana sobre sinusite.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.