Boletim Zika vírus - Dra Ana Escobar
19/02/2016 13:21h

Boletim Zika vírus

Notícia: O Zika foi isolado em sua forma ativa, isto é, capaz de provocar infecção, na saliva e no sêmenO terceiro caso de transmissão sexual foi descrito no mundo.

Isso significa:  as gestantes ( e todas as mulheres também, claro)  podem “pegar” o zika  por contato sexual. Esta informação é mais relevante para as gestantes, pois no início da gestação o zika pode causar  microcefalia nos bebês.

Orientações: é aconselhável que os parceiros das gestantes, principalmente daquelas que  estão no início da gestação, usem camisinha. Também para as gestantes: evitem beijar (!!!) e não compartilhem copos e talheres. Tenham os seus.  Pode, sim, parecer um exagero. Mas estamos conhecendo esse vírus agora. E com um bebê se formando dentro do útero todo cuidado é muito pouco. Vale ouro se cuidar. O futuro de uma vida pode depender disso.

Importante lembrar que a infecção pelo zika pode ser, em muitos casos, assintomática, isto é, sem nenhum sintoma. Por isso, o parceiro pode estar com zika e não saber. Gente, todo cuidado é pouco.

DICA: Gestantes: usem camisinha, não beijem seus parceiros e usem seus próprios pratos, talheres e copos. Não se esqueçam do repelente. Todo cuidado é pouco, se levarmos em conta que é a vida e o futuro do seu filho que estão em jogo.