Vamos falar sobre as vantagens da amamentação!
01/08/2018 14:00h

Vamos falar sobre as vantagens da amamentação!

Entenda as vantagens da amamentação:

Amamentar o bebê com leite materno tem muitos benefícios para você e, sem nenhuma dúvida, para ele. Os bebês que são amamentados com o leite de suas mães têm menor risco de desenvolver diversas doenças como:

– Infecções pulmonares, urinárias e gastrointestinais. São bebês que têm proteção e imunidade melhores por causa dos anticorpos e outras propriedades anti-infecciosas que só o leite materno contém.

– Chiado no peito, asma, eczema, alergias e diabetes, especialmente quando já há uma tendência familiar para isso. O leite de vaca ( matéria prima das fórmulas infantis) pode levar alguns bebês predispostos a desenvolver essas doenças.

– Pressão alta e obesidade- os bebês amamentados com leite materno tem um apetite mais controlado ao longo da vida.

Os bebês amamentados com leite materno também costumam ter uma visão melhor e melhor desenvolvimento neurológico, graças a gorduras especiais encontradas no leite materno que são ideais para seu cérebro, em crescimento acelerado.

É ainda mais importante para os bebês prematuros e/ou com problemas de saúde, pois os protege contra infecções e sérios problemas intestinais.

Amamentar também traz benefícios para a mãe. Quem amamenta tem menor risco de câncer de mama e de ovário, consegue retornar mais rápido ao peso pré-gravídico e têm menor risco de hemorragias no pós-parto.

Embora seja um processo natural, você e seu bebê vão ter que aprender juntos sobre amamentação. Para muitas mães esse processo é difícil nas primeiras semanas, por isso é importante ter informações, estar preparada e ter apoio de pessoas experientes para te ajudar nesse processo, caso seja necessário.

A orientação de uma enfermeira ou consultora em amamentação é uma boa ideia para que o período de aleitamento dure muito e não acabe na primeira dificuldade que você encontrar.