Alimentação da mãe e amamentação - Dra Ana Escobar
27/06/2018 14:43h

Alimentação da mãe e amamentação

Durante a amamentação as mães devem ter uma alimentação saudável, com variedade nutricional e principalmente, beber muita água. Muitas mães restringem alimentos com medo que eles possam causar cólicas nos bebês. Experimente o alimento e veja como seu filho reage para evitar restrições desnecessárias. Algumas crianças podem sim ter mais cólica se a mãe ingerir leite. Observe se isto realmente ocorre para que este importante nutriente não seja eliminado da dieta em vão.

Já as bebidas alcóolicas devem ser evitadas durante a amamentação porque o álcool entra na corrente sanguínea e passa para o leite. O bebê fica então mais sonolento e mama menos. Mas isto depende do tipo de bebida e também da quantidade ingerida. Bebidas destiladas contém teor alcóolico maior. Uma taça de vinho e um copo de cerveja podem ser consumidos com moderação. De preferência, logo após a mamada e à noite, quando o bebê irá fazer um intervalo maior para mamar de novo.

É importante a mãe ter consciência que durante a amamentação o corpo é a fábrica que produz a nutrição completa para o bebê. Desta forma, o estilo de vida e as condições de saúde tem uma interferência direta na qualidade do leite e na segurança alimentar do bebê.