08/04/2019 15:18h

Abóbora faz bem para a saúde?

abóbora é um alimento extremamente importante na dieta de todas as pessoas, independentemente da idade, pois contém nutrientes essenciais como a Vitamina A. Vamos entender as razões e quais as formas de dar abóbora para seu filho.

 

Qual é o nutriente mais importante que está contido na abóbora?

Vitamina A.  A abóbora é um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, que se transforma em Vitamina A, que é fundamental para os olhos e consequentemente para a nossa capacidade de enxergar bem.  Quem não tem níveis adequados de Vitamina A pode apresentar o que chamamos de cegueira noturna; isto é, não consegue enxergar em ambientes mais escuros. Isso pode limitar a qualidade de vida de muita gente.

 

Abóbora ajuda o funcionamento do intestino?

SIM. A abóbora tem fibras que ajudam o funcionamento do intestino e dão a sensação de saciedade. As fibras são essenciais para que o intestino funcione bem e diariamente. Isso é importante para todo o organismo. Quando o intestino funciona regularmente as pessoas ficam, inclusive, mais bem-dispostas. Além disso, a sensação de saciedade que as fibras conferem ajudam muito na hora de perder aqueles quilinhos a mais.

 

Então a abóbora ajuda a perder peso?

SIM. A abóbora tem baixas calorias e zero colesterol, além de dar a sensação de que comemos o suficiente. Por isso,  pode ser uma importante aliada para quem quer manter o peso e se nutrir bem.

 

Como dar abóbora para crianças?

Oferecer legumes e vegetais para crianças (e para alguns adultos também) pode ser um desafio constante. Vamos ver três formas possíveis de preparar uma abóbora deliciosa para sua família:

  1. Sopa

Pode ser servida como entrada ou até prato principal. Pouquíssimo calórica! A sopa de abóbora é rica em beta caroteno, que é um importante antioxidante que ajuda a “limpar” as células do organismo. Altamente nutritiva e uma delícia nas noites de outono e inverno.

  1. Purê

Pode ser servido como acompanhamento. Facílimo de fazer, rico em vitaminas e também com poucas calorias. Excelente para acompanhar carnes, peixes ou frango. As crianças adoram, pelo gosto mais “adocicado”, que é muito agradável ao paladar infantil. Bebês com mais de 6 meses já podem experimentar.

  1. Doce

Ideal como sobremesa. O doce de abóbora é muito saboroso e fica delicioso quando o coco é adicionado. A grande vantagem é que pode ser preparado de forma que contenha pouquíssimas calorias. Sacia a vontade de comer um doce, não engorda demais e é muito nutritivo, ainda mais se consumido junto com um queijo minas.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)