/

Como lidar com birra?

A birra é uma potente forma de manipulação infantil que fica fora de controle quando os pais acuados cedem. Bastou uma vez. E pronto. O jogo está perdido. Para quebrar este ciclo o jeito é dizer “não”. Lidar com a frustração é uma forma de crescimento, por isto é muito importante impor limites.

O primeiro passo é que o pai ou cuidador tenha autocontrole. Permaneça no mesmo ambiente e pratique a “deprezoterapia”. Ou seja, fique no mesmo ambiente que a criança, mas mantenha-se distante, lendo ou olhando o celular, fazendo outra coisa… ignorando a presença dela, e o “escândalo” que ela está fazendo. Se a birra for em local público, tenha a mesma postura. Não argumente. Espere a criança se acalmar e quando for conversar, use uma voz firme e segura. Não grite. (Se gritar você terá simplesmente invertido os papéis). Se durante a crise, a criança agredir fisicamente alguém, dê um castigo, como: proibir um brinquedo que a criança gosta, por exemplo. É importante aprender desde cedo que os nossos atos tem consequências.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.