Asma - Dra Ana Escobar

Asma

Asma tem cura?

Asma é uma doença crônica. Isso significa que acompanha a pessoa para o resto da vida. Portanto, não existe “cura” para asma. Mas existe tratamento e a boa notícia é que sabemos muitas coisas sobre esta doença. Por isso, quem tem asma consegue ter uma vida totalmente normal e viver muito tempo, exatamente como quem não tem. Isso é o mais importante. Como? Veja algumas dicas: – Identifique o que desencadeia a crise. Isso varia de pessoa para pessoa. Cada um tem um. Os mais comuns são pó caseiro, poeira, pólen, cheiros fortes de perfumes ou de produtos de limpeza, […] VEJA MAIS.

Quais são os sinais de alerta na crise de asma?

Crianças ou idosos muitas vezes não conseguem verbalizar que estão com falta de ar. Alguns adultos também demoram para entender que a asma está chegando. Ficam mais retraídos e quietos para “economizar” forças e otimizar o pouco ar que respiram. Mas quanto mais cedo começamos o tratamento das crises – devidamente orientado pelo médico – melhor, pois isto evita que a crise de asma evolua para situações mais graves. Por isso, reconheça logo os sinais de alerta. Aqui vão algumas dicas: – Observe como a pessoa fala. Nas crises mais leves, crianças ou adultos conseguem falar apenas com algumas pausas. […] VEJA MAIS.

Qual a diferença entre garganta inflamada e refluxo?

Muitas crianças quando vão ao pediatra com tosse recebem o diagnóstico de refluxo. Outras com dor de garganta também. Quem fica com o peito chiando acha que tem bronquite ou asma, mas o responsável por isso também pode ser o…refluxo! Afinal de contas, quais são os sintomas do refluxo gastroesofágico? E por que pode dar sintomas tão diferentes? Muitos bebês recebem o diagnóstico de refluxo gastroesofágico. O que é o refluxo? O refluxo acontece quando o conteúdo do estômago sobe, na “contramão”,  de volta para o esôfago. Nos pequenos, isso acontece por uma imaturidade de uma espécie de “válvula” que […] VEJA MAIS.