Asma

Quais são os sinais de alerta na crise de asma?

Crianças ou idosos muitas vezes não conseguem verbalizar que estão com falta de ar. Alguns adultos também demoram para entender que a asma está chegando. Ficam mais retraídos e quietos para “economizar” forças e otimizar o pouco ar que respiram. Mas quanto mais cedo começamos o tratamento das crises – devidamente orientado pelo médico – melhor, pois isto evita que a crise de asma evolua para situações mais graves. Por isso, reconheça logo os sinais de alerta. Aqui vão algumas dicas: – Observe como a pessoa fala. Nas crises mais leves, crianças ou adultos conseguem falar apenas com algumas pausas. […] VEJA MAIS.

Qual a diferença entre garganta inflamada e refluxo?

Muitas crianças quando vão ao pediatra com tosse recebem o diagnóstico de refluxo. Outras com dor de garganta também. Quem fica com o peito chiando acha que tem bronquite ou asma, mas o responsável por isso também pode ser o…refluxo! Afinal de contas, quais são os sintomas do refluxo gastroesofágico? E por que pode dar sintomas tão diferentes? Muitos bebês recebem o diagnóstico de refluxo gastroesofágico. O que é o refluxo? O refluxo acontece quando o conteúdo do estômago sobe, na “contramão”,  de volta para o esôfago. Nos pequenos, isso acontece por uma imaturidade de uma espécie de “válvula” que […] VEJA MAIS.

Qual é a diferença entre asma e bronquite? Há tratamento? E o que isto tem a ver com a farmácia popular?

Muita gente pensa que asma é a mesma coisa que bronquite. De fato são muito parecidas: as duas levam à falta de ar, provocam aquele “chiado” característico no peito, a respiração fica ofegante, difícil e “cansada”. Mas há diferenças importantes entre elas. Saber quais são é importante para entender porque o tratamento da asma pode ser diferente do tratamento da bronquite. Então vamos lá! Asma é uma doença crônica, sua principal característica é o broncoespasmo e a inflamação. Isso significa que os pequenos músculos que ficam nas paredes dos brônquios se contraem e diminuem o caminho de passagem do ar. […] VEJA MAIS.