Antibióticos - Dra Ana Escobar

Antibióticos

Quando é indicada cirurgia de adenoide e garganta?

As amígdalas ficam na garganta e as adenoides ficam no nariz. Estas estruturas fazem parte do nosso sistema de defesa e funcionam como o “filtro” do ar, impedindo que vírus, bactérias, poeira ou ácaros entrem no nosso sistema respiratório. No entanto,  quando as amígdalas e as adenoides  são agredidas constantemente ficam tão grandes que em vez de nos defender,  tornam-se depósitos de agentes infecciosos. Como se em vez de filtros, elas se tornassem “garagens” ou  “moradias” para os agressores. Nestes casos, as crianças começam a ter amigdalites, otites e sinusites de repetição. Resultado: recebem antibióticos com frequência, dormem mal e […] VEJA MAIS.

Cuidados com antibióticos

Cuidados com antibióticos. O antibiótico deve ser receitado pelo médico. Mesmo que sobre, o medicamento não deve ser reutilizado sem orientação médica. Em média, após o início do uso, o antibiótico leva 48 horas para fazer efeito. Durante este período é possível que as crianças ainda tenham febre. Porém, se após dois dias a criança ainda tiver febre ou se os sintomas piorarem acione o médico imediatamente. VEJA MAIS.

Devemos usar sabonetes antibacterianos nas crianças?

Depois de 1 ano de idade os pequenos querem explorar o mundo à sua volta. Mexem em tudo. Suas mãozinhas curiosas pegam tudo. E isso é muito bom. As crianças precisam mesmo conhecer as várias texturas e consistências do que as cercam. Isso inclui, principalmente, objetos e produtos da natureza como terra, água, lama, grama, areia, animais de estimação e muito mais. Isso é um aprendizado essencial. Porém…o resultado é que frequentemente ficam sujas de dar “gosto”. Aí a tentação das mamães de utilizar um sabonete antibacteriano é fatal. Ficam preocupadas com a possibilidade do filho se contaminar com bactérias […] VEJA MAIS.