Alimentação - Dra Ana Escobar

Alimentação

Três alimentos ricos em cálcio que são excelentes para as crianças.

O cálcio é um nutriente fundamental para os “pequenos” ossinhos das crianças que se “esticam” e crescem cotidianamente. O cálcio é como se fosse o “cimento” dos ossos. Por isso não deve faltar no cardápio diário das crianças. Para lembrar, crianças de 1 a 3 anos devem ingerir uma média de 500 mg de cálcio por dia, o que equivale a aproximadamente 500 ml de leite. O leite e derivados são a maior fonte de cálcio para crianças. No entanto, outros alimentos também o contém. Vamos ver três fontes de cálcio que podem ser consumidas pelos pequenos: 1. Sardinha. A […] VEJA MAIS.

Meu filho está com anemia. E agora?

Há várias causas de anemia e a mais frequente é a por deficiência de ferro, que é uma substância essencial para formar os glóbulos vermelhos. Vejam como o corpo é uma máquina fantástica: os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio para todos os órgãos. Se nossa alimentação é pobre em alimentos com ferro, não vamos produzir glóbulos vermelhos e sem eles, o oxigênio não chega aos órgãos. Aí a pessoa fica pálida e começa a sentir um cansaço e um desânimo sem fim. O sistema imune também começa a falhar e a possibilidade de ficar doente e pegar infecções aumenta muito. […] VEJA MAIS.

Por que devo incluir fígado de boi na dieta do meu filho?

Muitas pessoas não gostam de comer fígado. Para falar a verdade, eu me incluo neste grupo. Mas quando estudo as propriedades nutritivas do fígado, sou obrigada a me render pelas evidências. O fígado é um dos alimentos mais nutritivos que existe. É rico em muitos nutrientes essenciais para a saúde. Principalmente para a saúde das crianças, que estão  em crescimento acelerado. Vamos entender apenas três vantagens do fígado, pois a lista é longa. – Ferro: o fígado é riquíssimo em ferro. Para se ter uma ideia, um único bife de 150 mg de fígado fornece mais ou menos 60% das […] VEJA MAIS.