Trombose

Posso viajar de carro? E de ônibus ou de avião? Quais cuidados devo tomar?

O grande problema das viagens é a imobilidade. Grávidas precisam se mexer, se movimentar de tempos em tempos. Há uma forte razão para isso: o sangue das gestantes fica mais propenso a formar coágulos ou trombos, o que é conhecido como trombose. Principalmente nas pernas, se ficarem muito tempo paradas e na mesma posição. Evite ficar sentada por mais de 4 horas seguidas. Por isso aqui vão as dicas para as viagens: – Viajar de Avião. Nos aviões há o desconforto dos lugares apertados e o ar seco. Use meia elástica inteira de moderada compressão para evitar o inchaço dos […] VEJA MAIS.

Ficar sentado muito tempo prejudica a saúde?

Em algumas situações como uma viagem longa de ônibus, avião ou carro ou até por causa do trabalho acontece de ficarmos muito tempo sentados. Isso afeta a circulação sanguínea e pode até trazer consequências graves. Entenda: o coração bombeia sangue para o corpo todo, quando o sangue chega aos pés tem que vencer a ação da gravidade e subir de volta. Quem faz este trabalho é a musculatura da batata da perna que se contrai e impulsiona o sangue para cima. Por causa disso a panturrilha é conhecida como “coração da perna”. Quando ficamos sentados muito tempo, a batata da […] VEJA MAIS.

O que é a trombose?

Cortamos o dedo. Dói e sai sangue, não é mesmo? Qual é nossa atitude imediata? Comprimir o ferimento e aguardar um pouco, até parar de sangrar. Durante este tempo nosso corpo ativa mecanismos de coagulação. É como se uma espécie de “rede” trabalhasse para conter o sangramento. Esta “rede” é um coágulo ou um “trombo”. Depois, o ferimento cicatriza e o trombo desaparece. Pronto! Saramos do corte! A trombose é quando o sangue começa a coagular do nada. Mesmo sem um ferimento, o sangue forma a “rede”, o “coágulo” ou o “trombo” dentro do vaso sanguíneo. E dependendo do tamanho […] VEJA MAIS.