Tireoide

Para que serve a tireoide?

Cansaço, falta de energia e desânimo não são necessariamente consequência do excesso de trabalho e de preocupações. Uma pequena glândula que fica no pescoço comanda a energia do nosso corpo. É a tireoide. Ela produz T3 e T4, dois hormônios fundamentais para o funcionamento equilibrado de vários órgãos importantes como o cérebro, o coração e o fígado. O T3 e o T4 permitem que o metabolismo funcione em ordem. Eles são importantíssimos para o crescimento e desenvolvimento das crianças, regulam o ciclo menstrual das mulheres, atuam no nosso humor, na memória, nas emoções e até no nosso peso. Graças aos hormônios […] VEJA MAIS.

O que é o teste do pezinho?

Nos dias de hoje o pré-natal é importantíssimo. Não só porque os exames de imagem nos permitem “enxergar” o rostinho do bebê, mas principalmente porque podem evidenciar algumas alterações no bebê ou na mãe. Estas alterações quando detectadas a tempo, podem evitar futuras sequelas. Mas alguns tipos de doenças só são diagnosticadas quando o bebê nasce, depois que examinamos o próprio sangue do recém-nascido. Por isso é feito o teste do pezinho. Algumas gotinhas de sangue tiradas do pé do bebê podem indicar a presença de algumas doenças. E diagnosticar antes que apareçam os sintomas, evita que a doença evolua. […] VEJA MAIS.

Quais são os exames de check up que toda mulher deve fazer? Com qual idade começar? Devo repetir estes exames todo ano?

Pessoal, vamos começar a Semana da Saúde da Mulher com duas dúvidas importantes: Quais são os exames de check up que toda mulher deve fazer? Com qual idade começar? Devo repetir estes exames todo ano? O check up feminino é muito importante, pois várias doenças que ainda não se manifestaram clinicamente podem ser precocemente detectadas. Resultado: a chance de tratamento e cura é muito maior. Vamos lá: – Papanicolau: Esse é o primeiro da lista. Este exame é importantíssimo porque detecta o câncer do colo de útero. Além disso, também pode fazer o diagnóstico de infecções pelo HPV (papiloma vírus), pelo […] VEJA MAIS.