Pressão Alta

Qual é a diferença entre os alimentos light, diet e zero?

Para emagrecer, para controlar diabetes ou pressão alta ou simplesmente para não acrescentar calorias… Na prateleira do supermercado há opções de produtos light, diet e zero. Na hora vem a dúvida: qual a diferença? Quem pode consumir um ou outro? Há uma diferença muito importante entre produtos “light” e “diet”. Entenda: os produtos “diet” são feitos para quem tem algum tipo de restrição alimentar e por isso não pode consumir determinado nutriente, sob risco de descompensar a doença de base. Diabéticos, por exemplo, não podem consumir açúcar. Celíacos não podem consumir glúten. Os produtos “diet”, portanto, são completamente isentos do […] VEJA MAIS.

Por que devo controlar a quantidade de sal na alimentação?

Não vivemos sem sal. Saber isso é muito importante. Mas o excesso na alimentação pode prejudicar a saúde. Por isso é importante controlar a quantidade de sal na alimentação. Entenda: o sal é composto por duas substâncias, sódio e cloro. Ambas são importantes, mas o sódio “comanda” muitas ações fisiológicas no organismo. Como? A maior parte do nosso corpo é composta de água e uma das principais funções do sódio é manter a quantidade de água que está dentro e a quantidade de água que está fora das células em perfeito equilíbrio. Isso é fundamental para entendermos porque muito sal causa […] VEJA MAIS.

Dicas para uma Páscoa saudável

Na sexta-feira santa, é tradição cristã que não se consuma carne. Na maioria das vezes, opta-se pelo bacalhau, que é um prato bem saudável. Tudo certo. Mas… no Domingo de Páscoa, com a oferta de deliciosos ovos de chocolate, não é nada fácil conseguir se segurar. Vamos entender quais cuidados devemos ter, no terceiro trimestre da gravidez, na hora de comemorar e ter uma Páscoa saudável: 1. Atenção ao sal do bacalhau O prato principal no almoço da sexta-feira santa é o bacalhau que, além de muito saboroso, é de fácil digestão. Mais que isso, possui nutrientes importantes como minerais (ferro, […] VEJA MAIS.