Pré-natal

Como o pré-natal pode influenciar na vida do adulto?

Imagine o momento em que um óvulo acaba de ser fecundado por um espermatozoide. Neste segundo temos apenas duas células que acabam de se fundir. Sigamos em frente. O que vai acontecer nos próximos minutos, horas e dias? Estas duas células iniciam um processo mágico de multiplicação e diferenciação. Isso significa que elas serão capazes de dar origem aos milhões e milhões de diferentes células que compõem hoje o nosso organismo. Cada célula terá uma função e uma especialidade como por exemplo, as células que formam o fígado, ou o cérebro, o coração, a pele, os ossos e músculos, enfim… […] VEJA MAIS.

Hepatite C tem cura?

Há vários tipos de hepatite. As mais conhecidas são as causadas pelos vírus A e B. Atualmente, porém, um outro vírus tem ganhado espaço nas preocupações de todos: o vírus C. Identificado no final do século passado, este vírus é transmitido pelo contato com agulhas ou objetos contaminados, transfusão de sangue, contato sexual ou por transmissão chamada de vertical, isto é, da mãe para o filho. Os sintomas são parecidos com os das outras formas de hepatite: náuseas, icterícia ( pele amarelada), vômitos, dores pelo corpo, cansaço e mal estar. O diagnóstico é confirmado pelo exame de sangue que detecta […] VEJA MAIS.

O que é o teste do pezinho?

Nos dias de hoje o pré-natal é importantíssimo. Não só porque os exames de imagem nos permitem “enxergar” o rostinho do bebê, mas principalmente porque podem evidenciar algumas alterações no bebê ou na mãe. Estas alterações quando detectadas a tempo, podem evitar futuras sequelas. Mas alguns tipos de doenças só são diagnosticadas quando o bebê nasce, depois que examinamos o próprio sangue do recém-nascido. Por isso é feito o teste do pezinho. Algumas gotinhas de sangue tiradas do pé do bebê podem indicar a presença de algumas doenças. E diagnosticar antes que apareçam os sintomas, evita que a doença evolua. […] VEJA MAIS.