Pomadas

O que fazer em caso de queimadura por água viva?

Tempo livre, despreocupação, céu azul, sol quente, praia e mar! Pode parecer a combinação perfeita para um dia de calma e paz, não é mesmo? Mas uma água viva por perto pode estragar tudo. Águas vivas são invertebrados marinhos que tem uma característica interessante: para se defender possuem filamentos que dão agulhadas e liberam toxinas. No homem, esta toxina queima e deixa a pele vermelha, inchada e inflamada. As espécies normalmente encontradas no litoral brasileiro não costumam ser venenosas. O grande problema é que a água viva pode “grudar” na pessoa. E ai as células ficam “ferroando” e liberando a […] VEJA MAIS.

O que é frieira?

Verão, dias de muito calor! Para manter a temperatura do corpo relativamente constante, abrimos os poros e transpiramos mais. E nós temos poros em todas as partes do corpo, inclusive nos pés! Quem pode, passa o dia de sandálias ou chinelos, aí o suor evapora imediatamente. Já quem não pode e usa sapato fechado acaba tendo mais chance de ter frieira. Por isso a freira é também conhecida como “pé de atleta”, pois quem pratica esportes sua mais e geralmente está com meias grossas e tênis fechado. Mas por que a frieira ocorre? Entenda: a frieira é um tipo de […] VEJA MAIS.

Três dicas para cuidar de queimaduras:

Dica 1 Queimadura arde e dói muito. Para aliviar um pouco a dor, coloque o região queimada em água corrente e fria. Se não houver uma ferida, enrole uma gaze ou um pano bem limpo, seco e macio mas sem “pelos”, use um pano de prato, por exemplo. Isso ajuda a melhorar a dor, pois a pele exposta fica muito sensível. Se fizer bolha, é queimadura de segundo grau. Nunca estoure as bolhas. Se for uma área muito extensa, procure orientação médica. Dica 2 NUNCA coloque produtos como pasta de dente, manteiga, pó de café, pomadas, geleia, ovo, NADA! Isso […] VEJA MAIS.