Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Pneumonia

O que é Salmonella?

Provavelmente nunca enxergaremos uma Salmonella, mas com certeza temos que nos cuidar para não entrar em contato com ela. É um dos nossos inimigos invisíveis mais preocupantes. Principalmente para quem tem crianças em casa. Salmonella é o nome geral de um grupo de bactérias. Este grupo pode ter mais de 2500 sorotipos, que são como membros de uma família muito grande. Como “pegamos” Salmonella? Esta bactéria entra no nosso corpo pela boca. Então, pegamos ingerindo água, alimentos contaminados ou entrando em contato com pessoas com as mãos sujas de bactérias!!! A gema crua dos ovos pode ser um reservatório importante […] VEJA MAIS.

Adultos tem que tomar vacinas?

Quando falamos em vacinas sempre pensamos em crianças, não é mesmo? Mas os adultos também devem estar com as vacinas em dia. Quais são estas vacinas? A primeira a verificar é a antitetânica. Normalmente esta vacina é dada aos 15 anos de idade. O problema é que ela tem validade de 10 anos. Portanto, se você tem mais de 25 anos, veja se fez a dose de reforço. Se não fez, é recomendável que faça. Nos postos de saúde esta vacina é gratuita e se chama “dupla tipo adulto”, pois vem junto com a vacina da difteria. É muito importante […] VEJA MAIS.

Vacinas de 0 a 3 meses

Vacinas de 0 a 3 meses – são fundamentais porque evitam doenças que até bem pouco tempo matavam ou deixavam sequelas graves como paralisia infantil e meningite. Não devem ser aplicadas se a criança estiver com febre. Neste caso, se recomenda adiar. Se a vacina for oral e o bebê estiver com vômito ou diarreia, a dose também deve ser adiada. Bebês que ficaram internados e receberam sangue ou hemoderivados devem aguardar até duas semanas para serem vacinados. Na maternidade o bebê deve receber duas vacinas: BCG (que é contra a tuberculose) e hepatite B. Quando completar dois meses, são […] VEJA MAIS.