Pernilongos

O que fazer em caso de picada de inseto?

Tudo pode começar com aquele zumbido característico passeando pelos ouvidos. É o aviso de que os pernilongos chegaram e vão atacar. Outros insetos são mais silenciosos e não dão nenhum aviso sonoro. Simplesmente chegam e picam. Às vezes nem sentimos a picada de inseto na hora… mas depois… começa aquela coceira e percebemos uma ou mais “bolinhas” vermelhas na pele. Quem tem alergia a picada de insetos chega a ter lesões maiores que incham e se espalham rapidamente. Crianças especialmente, pois são mais sensíveis. A coceira pode ser muito intensa e desconfortável. Só que o ato de coçar demais a picada […] VEJA MAIS.

Como nos proteger dos pernilongos?

Dormir com esse calor, não é fácil! Para melhorar um pouco, abrimos as janelas esperando que o vento do fim de tarde refresque a casa. Mas junto com a brisa entram visitantes muito indesejáveis: os pernilongos. Eles entram e se escondem. Ficam aguardando o momento perfeito para se alimentar. Quando apagamos a luz e estamos prestes a pegar no sono, ou já dormindo, eles atacam. Literalmente. Alguns anunciam sua chegada com aquele barulhinho infernal zumbindo nos nossos ouvidos. Outros vem em silêncio. Mas todos vem para nos picar e sugar o sangue. Resultado: não dormimos direito e no dia seguinte, […] VEJA MAIS.

Três dicas para lidar com as picadas dos pernilongos:

Claro que o melhor é prevenir as picadas. Porém, se isso não foi possível, siga estas dicas: 1. Lave o local com água e sabão. Sempre ajuda a evitar que bactérias penetrem no local da picada dos pernilongos, ocasionando uma infecção secundária. 2. Evite coçar. Muitas picadas causam uma feridinha. Tente não coçar, pois pode machucar e infeccionar. Se estiver com muita coceira, coloque um pouco de gelo no local para aliviar. Há também pomadas específicas, mas só o médico pode orientar. 3. Se o local da picada ficou muito vermelho e inchado ou se há marcas de várias picadas, […] VEJA MAIS.