Pernilongos

Boletim Zíka Vírus III

Duas importantes notícias novas sobre o Zika nas últimas semanas: Até há pouco tempo considerávamos microcefalia as crianças que nasciam com a circunferência da cabeça menor que 32 cm. Isso mudou.  Agora a OMS ( Organização Mundial de Saúde) determinou que as novas medidas que definem microcefalia são diferentes para meninos e meninas e são as seguintes: Meninos: Circunferência menor que 31,9 cm Meninas: Circunferência menor que 31,5 cm Consequência prática desta determinação: o número oficial de crianças consideradas com microcefalia deve diminuir um pouco. O objetivo é considerar aquelas que, de fato, tem o cérebro menor para iniciar todas […] VEJA MAIS.

Cuidados com o quarto do bebê.

Quarto do bebê – deve ser bem arejado, sem umidade (há vários desumidificadores no mercado) e de preferência precisa receber luz direta do sol. Evite cortinas, tapetes e brinquedos que acumulem pó. Prefira móveis e objetos de decoração fáceis de serem limpos. Além do berço, o quarto do bebê deve ter um trocador e uma poltrona confortável para a amamentação. Coloque o berço longe da janela, mesmo que ela tenha uma rede de proteção. A temperatura do quarto do bebê deve ser estável e confortável. Para isso, tanto ar condicionado quanto ventiladores podem ser usados nos dias muito quentes. Neste […] VEJA MAIS.

Como deve ser o berço?

Berço do bebê – um berço seguro deve ser firme e ter um estrado de uma peça só. É importante que seja possível ajustar a altura. Quanto mais embaixo, mais segura a criança ficará. As grades devem ser arredondadas e ter uma distância de 4 a 6 cm entre si. A altura deve ser de pelo menos 60 cm a partir do colchão. De preferência, o colchão deve ser de espuma, totalmente plano e não deformável. A sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a densidade D18. O tamanho deve ser exatamente o mesmo do berço para que não fiquem espaços que […] VEJA MAIS.