Parto Normal

Reta final: Eu queria entrar em trabalho de parto, mas parece que esse bebê não nasce! Até quando esperar? Quanta ansiedade!

O final da gravidez parece que dura mesmo uma eternidade! Muitas vezes, com 38 semanas temos a impressão – que não é verdadeira –  de que a gravidez já durou demais. É tanta a vontade de ver aquela carinha! Entretanto, hoje sabemos que o tempo ótimo para nascer situa-se entre 39 e 41 semanas. Portanto, se você tem uma gestação de baixo risco, em que tudo está correndo bem, não há razões para impedir que o bebê acabe sua maturação dentro do local mais seguro que existe no mundo para ele: o útero materno, que garante todos os cuidados intensivos, […] VEJA MAIS.

Como chegar na maternidade na hora certa, para ter um parto normal?

Muitas mulheres acabam tendo um parto cesáreo porque, ao sentirem a primeira contração já vão para a maternidade. Acontece que a fase latente do trabalho de parto – em que há contrações ritmadas mas ainda distantes, a cada 15 minutos – pode durar dias. Portanto, numa gestação de baixo risco, é importante aguardar a fase latente do trabalho de parto em casa e só se encaminhar para a maternidade na fase ativa, em que as contrações dilatam o colo a 1 cm/hora. Nesse período, ajuda muito falar com seu médico ou enfermeira, por telefone, pois é importante tirar as suas […] VEJA MAIS.

Tenho medo da dor do parto, Como se faz a anestesia para o parto?

Quando se entra naturalmente em trabalho de parto, a dor não costuma começar de repente. Começa devagar e vai aumentando aos poucos. Portanto, há tempo para o seu organismo se adaptar e produzir endorfinas, que são substâncias que tornam as dores bem mais suportáveis. A natureza tenta te ajudar. Se você não quiser sentir a dor do parto, pode tomar uma anestesia que é específica para o parto normal: o duplo-bloqueio. Essa técnica consiste em fazer, na mesma punção, dois tipos de anestesia: uma raquidiana e uma peridural. Isso impede todas as sensações que vem da parte de baixo do […] VEJA MAIS.