Paralisia

Boletim Zika vírus II

As pesquisas para esclarecimento sobre os efeitos do Zika vírus em crianças e adultos continuam a todo vapor. O combate ao Aedes continua e todos nós devemos continuar tomando conta de nossa casa e de nossa vizinhança, para tentar diminuir e – melhor ainda- acabar de uma vez, com os focos deste mosquito. Hoje vamos esclarecer uma dúvida importante: O zika é perigoso para crianças depois que nasceram sem microcefalia? Importante saber que a microcefalia é APENAS adquirida no período fetal, dentro do útero materno. Se o bebê nasceu com o perímetro da cabecinha normal, tudo certo. A partir daí, […] VEJA MAIS.

Só os bebês podem ter complicações pelo Zika vírus?

Não. Todas as pessoas, de todas as idades, podem ter uma complicação, que é a Síndrome Paralisante de Guillain Barré. O que é isso? Vamos entender. Esta síndrome não é nova. É conhecida antiga dos médicos e pode acontecer quando somos infectados por alguns vírus ou algumas bactérias. O Zika vírus entrou para a lista dos que podem causar esta síndrome. Como estamos vivendo uma epidemia por este vírus é bom saber quais os sintomas e o tratamento. O mosquito vetor, que é o Aedes aegypti, contaminado com Zika pica uma pessoa. Homem, mulher, criança ou idoso. Qualquer um de […] VEJA MAIS.

Salk ou Sabin? (Vacina contra a poliomielite)

Há duas vacinas contra a poliomielite. As duas foram desenvolvidas praticamente ao mesmo tempo, mas elas tem diferenças. A Sabin é feita com vírus vivos e atenuados e administrada via oral. A Salk, feita com vírus mortos é intramuscular, ou seja, administrada via injeção. As duas são eficazes e muito seguras. A Sabin é mais barata e mais fácil de ser aplicada (basta dar umas gotinhas). No entanto, por ser feita com o vírus vivo, tem mais efeitos colaterais. Um deles é a paralisia vacinal que pode ocorrer principalmente após a primeira dose. Por este motivo, e pelo fato de […] VEJA MAIS.