Paralisia Infantil

Salk ou Sabin? (Vacina contra a poliomielite)

Há duas vacinas contra a poliomielite. As duas foram desenvolvidas praticamente ao mesmo tempo, mas elas tem diferenças. A Sabin é feita com vírus vivos e atenuados e administrada via oral. A Salk, feita com vírus mortos é intramuscular, ou seja, administrada via injeção. As duas são eficazes e muito seguras. A Sabin é mais barata e mais fácil de ser aplicada (basta dar umas gotinhas). No entanto, por ser feita com o vírus vivo, tem mais efeitos colaterais. Um deles é a paralisia vacinal que pode ocorrer principalmente após a primeira dose. Por este motivo, e pelo fato de […] VEJA MAIS.

Vacinas de 0 a 3 meses

Vacinas de 0 a 3 meses – são fundamentais porque evitam doenças que até bem pouco tempo matavam ou deixavam sequelas graves como paralisia infantil e meningite. Não devem ser aplicadas se a criança estiver com febre. Neste caso, se recomenda adiar. Se a vacina for oral e o bebê estiver com vômito ou diarreia, a dose também deve ser adiada. Bebês que ficaram internados e receberam sangue ou hemoderivados devem aguardar até duas semanas para serem vacinados. Na maternidade o bebê deve receber duas vacinas: BCG (que é contra a tuberculose) e hepatite B. Quando completar dois meses, são […] VEJA MAIS.

O que é paralisia infantil?

“A gotinha que salva”. Graças à vacina, administrada na gotinha, muitas pessoas não sabem o que é poliomielite, o nome científico da paralisia infantil. A vacina está ajudando a acabar de uma vez com esta doença em todo o mundo. Isso é realmente fantástico. A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa, transmitida por um vírus muito agressivo. Uma criança completamente saudável após ser infectada pode ficar sem os movimentos das pernas e dos pés que ficam paralisados, para o resto da vida. Ou pior: a paralisia pode “subir” e os músculos respiratórios ficam comprometidos, impedindo a criança de respirar. Há […] VEJA MAIS.