Multidão

O que é claustrofobia?

Para você, é tranquilo entrar em um elevador cheio? Qual a sua sensação no meio de uma multidão? Sua respiração muda se você está num quartinho pequeno e abafado ou num túnel muito estreito? Já fez exame de ressonância magnética dentro daquele aparelho apertado? Conseguiu ficar lá, sem problemas? Pois é, muitas pessoas não ligam a mínima para estas situações. Outras sentem bastante desconforto, mas encaram. Algumas, porém, não conseguem de jeito nenhum. Só de pensar ficam aflitas, angustiadas e às vezes até sentem as mãos suar. Isso é o que chamamos de claustrofobia. Mais que medo, as pessoas claustrofóbicas sentem […] VEJA MAIS.

Por que cada dia estamos mais ansiosos?

A grande maioria das pessoas – crianças e adultos- tem a mesma rotina há décadas: acordar relativamente cedo, preparar e tomar o café da manhã, ir para o trabalho ou para a escola, comer algo no meio da manhã e depois almoçar. Um lanche à tarde e  à noite todos estão em casa para jantar e dormir. No dia seguinte….tudo de novo. Nossos avós tinham esta rotina também. Por isso vale a pergunta: porque então agora todos – crianças e adultos- estamos nos sentindo mais ansiosos? Muito provavelmente porque o volume de coisas que gostaríamos de fazer no período de […] VEJA MAIS.

Existe quem tenha pânico de estar em uma multidão?

Sim! Você conhece alguém que não entra, sob nenhuma hipótese, em locais lotados pois afirma que não se sente bem? Pode ser uma festa, um jogo de futebol, um bloco de carnaval, cinema, teatro… enfim, locais onde com certeza há aglomeração de gente? Estas pessoas não estão fingindo e muito menos é “frescura”, como muitos costumam dizer. Nada disso! Na verdade, quem não se sente bem no meio de multidões sofre de um transtorno conhecido como agorafobia(pânico de multidão). Em grego o termo ágora quer dizer “reunião de pessoas” e fobia é medo. Portanto, agorafobia significa medo de pessoas. Quem […] VEJA MAIS.