Morte Súbita

Rotina de sono do bebê

Em média os bebês dormem 15 horas por dia até os seis meses de idade. Estas horas são divididas ao longo do dia. E claro, varia muito de bebê para bebê. O importante é que à noite, a família tenha à disposição um período de sono que seja restaurador. Se isto não estiver ocorrendo o pediatra pode ajudar conduzindo maneiras de estabelecer uma rotina de sono do bebê. A melhor posição para o bebê dormir é de barriga para cima e a cabeça de lado. Devido ao risco de morte súbita, a posição de bruços é fortemente rejeitada. A posição […] VEJA MAIS.

Morte súbita ou síndrome da morte súbita

Quando um bebê é encontrado sem vida no berço, por razões inexplicáveis, é dito que ele sofreu “a síndrome da morte súbita”.  Não há explicações para que isto aconteça. Hoje, o tratamento é preventivo. Por este motivo, é recomendado que o bebê não durma de bruços. Alguns estudos indicam que o uso de chupeta diminui a incidência de casos. VEJA MAIS.

Cuidados com a chupeta

No Brasil, a chupeta não é proibida mas é contraindicada pelo Ministério da Saúde. Os bebês que usam chupeta mamam menos e isto pode interferir no ganho de peso e portanto no desenvolvimento da criança. Por este mesmo motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também não aconselham o uso da chupeta. Para que a chupeta não interfira no processo de amamentação, a Academia Americana de Pediatria recomenda que ela só seja oferecida a partir de três semanas de vida. O ato de sugar acalma os bebês. Ainda no útero […] VEJA MAIS.