Microcefalia

Todos podem pegar o Zika vírus? Quais os sintomas?

O Zika é um vírus que foi descoberto pela primeira vez em 1947, na floresta de Zika, em Uganda, África. Daí vem o seu nome. A primeira epidemia causada por este vírus no mundo foi em 2013 e ele entrou no Brasil, acredita-se, em 2015. O grande problema é que o mosquito transmissor do Zika  é o Aedes aegypti. O mesmo que transmite a dengue, a febre chicungunya e a febre amarela. E como todos sabemos, este mosquito está espalhado em todo o território brasileiro. Resultado: o vírus encontrou aqui, em nosso país tropical, um ambiente ideal para se proliferar. […] VEJA MAIS.

Depois de já nascido, um bebê pode desenvolver a microcefalia?

Não! A microcefalia só acontece durante a  gestação, geralmente no primeiro trimestre. Se o bebê nasceu com o tamanho da cabecinha maior do que 32 cm, não há risco de desenvolver microcefalia. Vamos entender. O mosquito Aedes contaminado com o Zika vírus pica uma futura mamãe, gestante no início. Muitas vezes a infecção passa desapercebida, pois os sintomas são leves e parecem uma alergia, com manchinhas vermelhas pelo corpo, que coçam e passam em alguns dias. Só que o vírus entrou no sangue da gestante e passa pela placenta, atingindo o bebê que está em formação. O Zika tem uma […] VEJA MAIS.

O quê posso fazer para proteger meu bebê do zika vírus?

O zika virou notícia e causa de preocupação nacional, não é mesmo? Com toda razão, pois está circulando de maneira “explosiva”, como definiu a Organização Mundial de Saúde. Na verdade, este surto brasileiro, que nos fez descobrir a relação do zika com  microcefalia em bebês intraútero e  maior incidência da Síndrome paralisante de Guillain Barré, está deixando o mundo todo muito preocupado. O Aedes aegypti, mosquito que transmite o zika é um habitante de TODAS as regiões brasileiras, não fazendo distinção nenhuma e penetrando em todas as casas, apartamentos e onde mais conseguir. Prolifera-se com uma capacidade incrível. Ainda mais […] VEJA MAIS.