Meningite

Meningite viral é contagiosa?

Meningite é uma doença conhecida e que assusta muitas pessoas, pois pode ser muito grave. Mas na verdade poucas pessoas sabem exatamente o que são e onde estão localizadas as meninges. Você sabe? As meninges são membranas que “envolvem” todo o sistema nervoso central. Desde o cérebro até a medula espinhal, que fica dentro da coluna vertebral. Como uma toalha cobrindo uma mesa. Além disso, há um liquido que fica dentro das meninges, irrigando o sistema nervoso central, que se chama liquor. Meningite é a inflamação destas membranas. Aí a pressão neste liquor aumenta muito. Por isso um dos principais […] VEJA MAIS.

O antibiótico que serve para uma infecção de garganta pode combater outras infecções, como urinária ou de pele?

Organismos semelhantes às bactérias foram as primeiras formas de vida que surgiram no planeta, bilhões de anos atrás. Com o passar dos séculos para sobreviver, foram se adaptando às adversidades ambientais e aprendendo a conviver com outros seres vivos. Existem muitos tipos e formas diferentes de bactérias. Umas são redondas, outras tem forma de bastão, de vírgula ou de espiral. Podem ter cauda ou pelos. Para algumas, oxigênio é vital e para outras, ao contrário, oxigênio é fatal. Muitas bactérias habitam nosso corpo e convivem em harmonia conosco. Outras, no entanto, causam infecções gravíssimas que podem matar. É o caso […] VEJA MAIS.

Uma dúvida: posso pegar meningite?

Entenda: as meninges são um conjunto de três membranas que recobrem o sistema nervoso central. É como se fossem três “lençóis” um sobre o outro, que funcionam como capinhas protetoras do encéfalo e da medula espinhal. A meningite é a inflamação destas membranas. As mais frequentes são aquelas causadas por vírus ou bactérias. Importante saber: as meningites causadas por vírus em geral, evoluem muito bem, sem deixar sequelas. As meningites mais preocupantes são aquelas causadas por bactérias. Estas requerem toda a atenção, pois avançam muito rapidamente, são extremamente graves e podem deixar sequelas para o resto da vida. Os sintomas das […] VEJA MAIS.