Maternidade

Quando devo levar meu filho pela primeira vez ao oftalmologista?

O primeiro exame ocular que é feito nas crianças é o “teste do olhinho” que é feito na maternidade. Chama-se também “reflexo vermelho” e consiste em colocar uma luz no olhinho das crianças para ver se aparece aquele “vermelho”, tal como o vemos quando tiramos uma foto com flash. O vermelho no fundo do olho é saudável e normal. Algumas doenças podem ser identificadas com este teste, como glaucoma ou catarata congênita ou até mesmo alguns tumores. Por isso, se nas fotos dos seus pequenos, em qualquer idade, vocês se depararem com aquele “vermelho” nos olhos, fiquem felizes! A primeira […] VEJA MAIS.

Todas as crianças precisam fazer teste auditivo?

O primeiro teste auditivo que normalmente as crianças fazem é o teste da orelhinha, que deve ser feito ainda na Maternidade, nos primeiros dias de vida. Este teste é uma triagem auditiva. Isso significa que ele pode identificar e apontar quais são os bebês que precisam de uma avaliação auditiva mais sofisticada, caso o teste indique algum problema. Isso é muito importante logo no começo da vida, pois quanto mais precocemente sabemos que um bebê tem deficiência auditiva, mais rapidamente podemos iniciar o tratamento correto. Se o bebê passou no teste da orelhinha, tudo certo. Mas é importante ficar atento […] VEJA MAIS.

Fim da licença maternidade e volta ao trabalho

Se a mãe trabalha fora, o fim da licença maternidade e a volta ao trabalho significa um momento de ruptura tão forte quanto o corte do cordão umbilical. O sofrimento é o mesmo independentemente se a opção é deixar o filho na creche ou com um cuidador. A separação não é fácil, mas é necessária e traz benefícios tanto para a mãe quanto para o filho. Os dois crescem e amadurecem com esta situação. A criança aprende a confiar em outros adultos, amplia sua rede afetiva e portanto, ao saber que pode contar com mais pessoas se sente mais segura […] VEJA MAIS.