Mastite

Amamentando com bico plano ou invertido

Os chamados bico plano são os mamilos que não se projetam para fora quando estimulados. Já os mamilos invertidos, são os que se contraem ou se projetam para dentro ao ser estimulados e têm a aparência plana, ligeiramente invertida ou bastante invertida no centro. Para saber que tipo de mamilo você tem é fácil: com ajuda dos dedos indicador e polegar, faça uma espécie de “C” e suavemente aperte a região da aréola. Se seu mamilo não ficar saliente, então ele é plano; caso se volte para dentro, ele é invertido. Os mamilos podem ser ainda curtos (saem pouco para […] VEJA MAIS.

Mastite e empedramento das mamas: é a mesma coisa?

O bebê acabou de mamar. Continua sobrando leite no peito? Trate logo de massagear as mamas para retirar o que restou. Esse cuidado é importante. Principalmente nos primeiros dias de amamentação, quando a mãe pode produzir mais leite do que a criança precisa. Nesse caso, se a ordenha manual não for realizada, o líquido parado nas mamas pode “endurecer”. Daí, a mastite é a consequência mais provável. Caracteriza-se por uma inflamação, seguida de infecção, que atinge as glândulas mamárias. São mais suscetíveis à mastite as mães que não repousam apropriadamente, além daquelas que não se alimentam e/ou não tomam líquidos […] VEJA MAIS.

Mamas cheias (ingurgitadas)

Quando as mamas ficam vermelhas, inchadas e quentes pode ser um sinal de que elas estejam muito cheias. As mamas cheias é mais comum nos primeiros dias após o nascimento que é quando “o leite desce”. Nestes casos, a aréola fica mais esticada e tensa dificultando a pega do bebê e consequentemente causando fissuras e rachaduras. Para evitar as mamas cheias, tire um pouco de leite até que a aréola fique mais macia e menos tensa. Não desperdice este leite. Guarde-o em potes esterilizados e congele ou guarde na geladeira por até 12 horas. Se possível, ofereça mais mamadas. Isto ajudará […] VEJA MAIS.