Devemos estimular os bebês desde o nascimento?

O primeiro estímulo que recebemos na vida é o contato com as mãos de quem nos toca pela primeira vez, assim que deixamos o útero materno. E esse “toque” pode ser o impulso vital que comanda a primeira respiração. Choramos. E respiramos. Essas são as respostas que todos os bebês dão ao primeiro estímulo que recebem. Estimular os bebês é fundamental. Mais que isso, é vital. Bebês crescem e se desenvolvem com os estímulos que o cercam. E são vários, Muito mais do que imaginamos. Sons variados, ora agradáveis como a voz da mãe ou do pai, ora mais desagradáveis […] VEJA MAIS.

É possível ser mulher e não sentir culpa?

O mundo hoje não está fácil para as mulheres. O caminho até aqui não foi simples. Especialmente nos últimos 60 anos, período em que muitas mulheres lutaram persistentemente para alcançarmos a posição em que estamos hoje. Conquistamos um espaço valioso no mundo atual. Entramos no mercado de trabalho pra valer, somos respeitadas e competitivas enquanto profissionais. Na vida pessoal, continuamos considerando a possibilidade da maternidade como o presente mais generoso que poderíamos receber da natureza e sentimos por nossos filhos um amor incondicional, infinito e absolutamente único. Cuidamos do andamento da rotina da casa para que a família fique confortável. […] VEJA MAIS.

Quando devem começar a nascer os dentes dos bebês?

Nascemos sem os dentes. Ainda bem. Já pensou se os bebês mamassem no peito com todos os dentinhos prontos e “afiados” desde o primeiro dia? Coitadas das mamães!!! Não seria nada fácil! Por isso os dentes vão aparecendo devagarinho, progressivamente, um após o outro, fazendo com que a mãe que amamenta vá aos poucos se acostumando com os dentinhos que despontam. A primeira dentição é conhecida como “dentes de leite”, porque eles surgem exatamente na fase em que os bebês ainda estão mamando. O primeiro sinal de que os dentes estão chegando é a coceira na gengiva, que em geral […] VEJA MAIS.