Intoxicação Alimentar

O que é intoxicação alimentar?

Quem já teve uma intoxicação alimentar é capaz de dizer como os sintomas são desagradáveis. Começam com um enjoo, que vai ficando cada vez mais forte e difícil de aguentar. Em seguida o vômito. Uma, duas, três ou mais vezes. Pode também aparecer febre, mal estar, dor de cabeça, dores pelo corpo e quando tudo não parece ter mais fim, surge a diarreia. E assim pode-se permanecer por uns dois ou três dias. Ninguém merece! A intoxicação alimentar ocorre quando ingerimos algum alimento estragado, contaminado com toxinas produzidas por algumas bactérias específicas. O ovo cru, por exemplo, pode ser uma […] VEJA MAIS.

Alimentação das crianças de um a dois anos de idade

A partir de um ano, o bebê já pode receber os mesmos alimentos preparados para a família. Apenas frutos do mar devem ser evitados na alimentação das crianças pequenas, por dois motivos: podem causar alergia e como são muito perecíveis, oferecem maior risco de intoxicação alimentar. É importante que as refeições sejam oferecidas todos os dias nos mesmos horários. As crianças precisam de rotina. Cuide para variar ao máximo o cardápio, evitando a monotonia alimentar. E fique atento se que foi escolhido para dar durante o lanche está tirando a fome do almoço e do jantar. A comida pode ser […] VEJA MAIS.

Diarreia e vômito são sinais de virose?

Alguns tipos de vírus podem “atacar” o sistema digestivo. O resultado não demora: a pessoa contaminada tem diarreia e vômitos. O rotavírus é o que mais comumente faz este “ataque” tanto em adultos quanto em crianças. Levando, não raro, à desidratação. Isso é muito comum, principalmente nos meses mais frios do ano. Mas nem todas as diarreias são causadas por vírus. Outras causas como, por exemplo, uma intoxicação alimentar ou outros agentes infecciosos como parasitas ou bactérias, também podem provocar diarreia e vômito. PORTANTO, É MITO: os vírus não são as únicas causas destes sintomas. Nem em crianças, nem em […] VEJA MAIS.